Avaliação dos usuários sobre a qualidade do atendimento odontológico prestado por alunos de odontologia
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v17i3.2838Abstract
Objetivo: Esta pesquisa objetivou avaliar o grau de satisfação dos usuários atendidos na Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal com amostra de 285 pacientes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, e que estivessem em tratamento odontológico com mais de duas sessões de atendimento. Os dados foram coletados através de uma entrevista, utilizando-se um formulário padrão. O nível de significância, considerado nos testes estatísticos, foi de 5%, e foram utilizadas técnicas estatísticas descritiva e inferencial por meio dos testes exato de Fisher e qui-quadrado de Pearson. O programa estatístico usado para análise dos dados foi o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 17. Resultados: Os resultados demonstraram que os usuários possuíam um perfil predominantemente feminino (72,6%), com renda salarial de um a dois salários-mínimos (69,1%) e procedentes da região Metropolitana do Recife (70,9%). Para a maioria das variáveis pesquisadas (satisfação, aceitabilidade, resolutividade e infraestrutura) houve uma avaliação positiva do serviço odontológico da FOP/UPE por parte dos usuários. Já em relação à acessibilidade, a maioria dos usuários considerou como difícil ou muito difícil (63,2%). Conclusões: O grau de satisfação dos usuários da FOP/UPE foi elevado, em virtude do alto percentual de respostas positivas. Por meio da avaliação das dimensões humanas e da aceitabilidade, percebe-se também que os alunos possuem um perfil atencioso e prestativo.
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