Conhecimento sobre saúde bucal e práticas desenvolvidas por professores do ensino fundamental e médio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v18i3.3581Abstract
Introdução: A educação em saúde bucal é um processo que visa transformar atitudes e comportamentos e formar hábitos em benefício da saúde do indivíduo. Para que isso ocorra, faz-se necessário um reforço e repetição contínua, possível no ambiente escolar. Objetivo: Objetivou-se analisar o conhecimento dos professores sobre saúde bucal, as práticas desenvolvidas no ambiente escolar, bem como a participação do cirurgião-dentista na orientação dos professores de ensino fundamental e médio. Sujeitos e método: Utilizou-se um questionário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas sobre a formação do professor, orientação recebida sobre saúde bucal, desenvolvimento de temas sobre saúde bucal em sala de aula e conhecimento sobre o assunto. Resultados: Do total de entrevistados (n=221), apenas 77 (34,8%) afirmaram que tiveram orientação sobre saúde bucal na sua formação para professor. 70 (31,7%) disseram não desenvolver temas sobre saúde bucal em sala de aula e 91 (41,2%) que não existia interação entre dentista e professor. Observou-se deficiência no conhecimento dos professores sobre determinados assuntos relacionados à saúde bucal. Houve associação estatística significativa entre orientação do dentista aos professores e o desenvolvimento de ações de saúde bucal e também o conhecimento do professor sobre o local de erupção do primeiro molar permanente (p<0,01). Conclusão: Conclui-se que apesar da maior parte dos educadores desenvolverem práticas educativas sobre saúde bucal no ambiente escolar, existe deficiência no entendimento de determinados assuntos pelos professores, fazendo-se necessário maior participação do cirurgião-dentista na transmissão de conhecimento técnicos e científicos aos mesmos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-06-13
Issue
Section
Artigos
License

This work is licensed under aCreative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
How to Cite
Conhecimento sobre saúde bucal e práticas desenvolvidas por professores do ensino fundamental e médio. (2014). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 18(3). https://doi.org/10.5335/rfo.v18i3.3581
