Conhecimento e percepção sobre saúde bucal de professores e pré-escolares de um município baiano
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v20i2.4689Abstract
O presente estudo buscou avaliar o nível de conhecimento de crianças e professores de creches de Jequié-BA sobre fatores positivos e negativos relacionados à higiene bucal e dieta. A amostra foi composta por 14 professores e 119 pré-escolares, de 3 a 4 anos de idade, de creches públicas de período integral. Os dados foram coletados através de dois formulários estruturados, sendo um para os professores, com questões abertas e fechadas, e outro para pré-escolares, com abordagem ilustrativa. Das crianças avaliadas, 84,03% marcaram pelo menos um elemento de higiene bucal, sendo a escova de dente o mais selecionado (66,39%). Em relação à dieta, observou-se uma baixa percepção das crianças quanto aos alimentos saudáveis (39,50%) e não saudáveis (45,59%). Entre os professores, verificou-se que seu conhecimento sobre saúde bucal é insuficiente, embora 78,57% realizem atividades relacionadas à saúde bucal em sala de aula. Conclui-se que, embora os pré-escolares sejam capazes de compreender a importância dos elementos de higiene bucal, a maioria não sabe distinguir os fatores positivos e negativos que relacionem a cárie dentária com a dieta, sendo este um ponto a ser abordado com maior destaque nas práticas educativas. É indispensável a integração entre cirurgiões-dentistas e educadores, bem como a implementação de cursos de atualização e capacitações sobre saúde bucal.Downloads
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2015-12-09
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Artigos
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How to Cite
Conhecimento e percepção sobre saúde bucal de professores e pré-escolares de um município baiano. (2015). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 20(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v20i2.4689
