Tratamento cirúrgico de ameloblastoma sólido convencional: relato de caso clínico

Authors

  • Radamés Bezerra Melo Hospital Universitário joão de Barros Barreto.
  • Nayara Cristina Monteiro Carneiro Hospital Universitário João de Barros Barreto.
  • Wallyson Luis Maues da Fonseca Universidade Federal do Pará.
  • Jader Fadul de Lima Hospital Universitário João de Barros Barreeto.
  • Helen Patrícia da Silva Araújo Universidade Federal do Pará.
  • Hélder Antônio Rebelo Pontes Hospital Universitário João de Barros Barreto.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v21i2.5714

Abstract

O ameloblastoma convencional é uma neoplasia benigna originada do tecido epitelial odontogênico encontrado nos ossos maxilares. É caracterizado, clinicamente, como tumor de crescimento lento, na maioria dos casos, é assintomático ou pode causar parestesias, assim como pode ocasionar deslocamento, mobilidade e reabsorção dental. Histologicamente, a variante multicística possui diversos padrões, como: folicular, plexiforme e desmoplásico. Devido a essas variações histo -patológicas, existem diversos métodos de tratamento, desde a enucleação e curetagem até ressecções mais agressivas. Sendo que essas são bem mais indicadas, tendo em vista o potencial agressivo e infiltrativo da lesão. Objetivo: este trabalho visa relatar um caso clínico de ameloblastoma multicístico tratado por ressecção marginal mandibular. Relato de caso: paciente do gênero feminino, 40 anos de idade, com hipótese diagnóstica de ameloblastoma por meio de radiografia panorâmica de rotina. Por intermédio da biópsia incisional, foi diagnosticado ameloblastoma multicístico em região de corpo, ângulo e ramo mandibular esquerdo. O tratamento de escolha foi, assim como na maioria dos casos relatados na literatura, a ressecção cirúrgica. Considerações finais: essa opção de tratamento é mais justificada pelo alto índice de recidiva das lesões tratadas de forma mais conservadora. No presente trabalho, a paciente foi mantida em proservação por trinta meses, período em que não foi observado nenhum sinal de recidiva da lesão ou complicações pós-operatórias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Radamés Bezerra Melo, Hospital Universitário joão de Barros Barreto.
    Cirurgião e Traumatologista Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto / UFPA ; Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará / UFC. Belém, Pará, Brasil; e Professor do Curso de odontologia da Faculdade de Odontologia Paulo Picanço (Fortaleza - Ce)
  • Nayara Cristina Monteiro Carneiro, Hospital Universitário João de Barros Barreto.
    Residente em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário João de Barros Barreto / UFPA. Belém, Pará, Brasil
  • Wallyson Luis Maues da Fonseca, Universidade Federal do Pará.
    Acadêmico de Odontologia da Universidade Federal do Pará e estagiário do serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário João de Barros Barreto.
  • Jader Fadul de Lima, Hospital Universitário João de Barros Barreeto.
    Cirurgião e Traumatologista Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto e preceptor da Residência de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário João de Barros Barreto / UFPA. Belém, Pará, Brasil.
  • Helen Patrícia da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará.
    Cirurgiã-Dentista pela Universidade Federal do Pará. Belém, Pará, Brasil
  • Hélder Antônio Rebelo Pontes, Hospital Universitário João de Barros Barreto.
    Doutor em Patologia Bucal pela Universidade de São Paulo e Coordenador da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário João de Barros Barreto / UFPA. Belém, Pará, Brasil.

Published

2016-12-21

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Tratamento cirúrgico de ameloblastoma sólido convencional: relato de caso clínico. (2016). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 21(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v21i2.5714