Avaliação da presença de edema ósseo intramedular, efusão e osteoartrose em ATMs com deslocamento de disco por meio da ressonância magnética nuclear
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v12i2.1071Resumo
Considerando a importância da associação do diagnóstico por imagem ao exame clínico na avaliação de pacientes com disfunção temporomandibular, o objetivo da presente pesquisa foi investigar, por meio de exames por ressonância magnética nuclear, a relação do deslocamento de disco com o edema ósseo intramedular, a efusão articular e a osteoartrose da articulação temporomandibular. Para isso, foram avaliadas imagens de 65 ATMs de 37 pacientes adultos, de ambos os sexos, com diagnóstico clínico de disfunção temporomandibular e radiográfico de deslocamento de disco. Os resultados mostraram a presença de osteoartrose em 26,3%, efusão em 33,7% e edema em 16,8% dos casos. A osteoartrose esteve presente em 70,6% das ATMs com deslocamento de disco sem redução e em apenas 12,5% dos deslocamentos com redução. Além disso, não houve relação estatisticamente significativa entre o deslocamento anatômico do disco e as patologias. Essa variabilidade mostrou a importância do diagnóstico por RMN para o tratamento diferenciado de cada caso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
