Odontologia do trabalho: avaliação da percepção e conhecimento de formandos e profissionais sobre a nova especialidade odontológica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v12i2.1079Resumo
Ao longo da história, a odontologia pautou-se na evolução do processo saúde/doença e, nas últimas décadas, vem assistindo ao declínio da principal doença bucal, a cárie dentária. Assim, surge a necessidade de uma mudança da filosofia odontológica, com novas especialidades sendo criadas para inserir o profissional na esfera de promoção de saúde. O Conselho Federal de Odontologia criou a especialidade “odontologia do trabalho”, que tem como objetivo a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador. Com o objetivo de avaliar a percepção e o conhecimento desta nova especialidade por cirurgiões-dentistas e acadêmicos de odontologia, utilizou-se um questionário para avaliação quali-quantitativa de dois grupos, ambos do Paraná: formandos do curso de odontologia de instituições públicas e privadas e cirurgiões-dentistas clínicos gerais e especialistas. Os resultados evidenciaram que 88,55% dos profissionais e 89,51% dos formandos concordaram com a criação da especialidade. Na avaliação do conhecimento sobre a especialidade, 58,90% dos profissionais se abstiveram de responder, ao passo que 26,64% demonstraram coerência com as resoluções do CFO que definem e delimitam a especialidade. No que se refere ao conhecimento da especialidade, numa escala de 0 a 10, a média geral da amostra ficou em 5,5. Pôdese, então, concluir que a criação da área de odontologia do trabalho ainda não foi suficientemente absorvida pelos profissionais e formandos da classe odontológica, haja vista o conflito de opiniões obtido neste estudo. Sugerese, assim, maior divulgação dessa especialidade para que os profissionais modifiquem suas opiniões a respeito da odontologia do trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
