Avaliação da resistência à tração de ligas de níquel-cromo para restaurações metalocerâmicas fundidas sob diferentes fontes de calor
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v8i1.1130Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a resistência máxima à tração (RMT) de três ligas a base de Ni-Cr fundidas com duas diferentes fontes de calor: maçarico gás/oxigênio (MA) e indução eletromagnética (IE - F.lli Manfredi). As ligas utilizadas foram Ni-Cr (NC - VeraBond II/Aalba), Ni-Cr-Be (NB - VeraBond/Aalba) e Ni-Cr-Ti (NT-Tilite-Star/Taladium), formando seis grupos. Para tanto, foram confeccionados 36 corpos-de-prova na forma de cilindro com 45 mm de comprimento e 1,6 mm de diâmetro (n = 6 para cada condição) em um revestimento fosfatado (Micro Fine 1700). O ensaio de tração foi realizado com uma máquina de ensaios universal (Riehle), à velocidade de 0,5 mm/min, com distância entre garras de 25 mm. Os dados foram submetidos à análise de variância com dois fatores cruzados e teste de Tukey para contraste de médias (a = 5%). As médias, os desvios-padrão (MPa) e a significância estatística foram: grupo (NC + MA) = 613,8 ± 87,8b; grupo (NC + IE) = 557,4 ± 80,0b; grupo (NB + MA) = 877,7 ± 76,8a; grupo (NB + IE) = 675,9 ± 103,9b; grupo (NT + MA) = 836,0 ± 57,6a; grupo (NT + IE) = 912,1 ± 79,9a. Conclui-se que o método de fundição teve influência apenas para a liga de Ni-Cr-Be e que a liga de Ni-Cr-Ti teve um comportamento superior ao da liga de Ni-Cr, independentemente da fonte de calor utilizada;
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