Avaliação da efetividade da associação escova convencional e escova unitufo na redução do biofilme placa dentária das superfícies oclusais de molares decíduos em irrupção
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v6i1.1156Resumo
O presente experimento avaliou a eficácia da associação da escova convencional e da escova unitufo no controle do biofilme placa dentária da superfície oclusal dos molares decíduos em irrupção. Para tal, vinte e duas crianças de ambos os sexos, com idades variando entre um ano e meio e três anos, foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos: grupo A, no qual se utilizou apenas a escova convencional, e grupo B, em que se utilizou a associação das duas escovas, escova convencional com a escova unitufo. A quantidade de biofilme placa dentária da superfície oclusal foi medida pelo índice de placa PHP modificado, verificado semanalmente durante os seis meses. No final do período experimental, não foram observadas diferenças significantes entre os dois grupos com relação ao controle do biofilme placa dentária da superfície analisada. Isso permite concluir que o tipo de escova dentária utilizada não é fator determinante na eficácia do controle do biofilme placa dentária da superfície oclusal dos molares decíduos em irrupção, mas, sim, a realização de uma escovação supervisionada e a mobilização dos pais ou responsáveis para a obtenção da saúde de suas crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
