Ação de amostras de Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus sobre diferentes carboidratos com ênfase na cárie dentária - estudo in vitro
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v4i2.1174Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo o estudo in vitro da produção de placa bacteriana e ácidos por amostras de S. mutans e S. sobrinus cultivadas isoladamente e em associação, frente a diferentes substratos glicídicos. Para quantificação da placa in vitro, foram utilizadas culturas recentes dessas espécies inoculadas, isoladas e em associação, em tubos contendo meio BHI acrescido dos diferentes carboidratos (individualmente) - sacarose, glicose, frutose, glicose + frutose acompanhados de um bastão-capilar previamente pesado. Após incubação a 37º C / 48 horas (10% CO2 ) os bastões foram submetidos a nova pesagem para obtenção da produção de placa. A determinação da produção de ácido pelas amostras de S. mutans e S. sobrinus - isoladas e em associação - foi realizada através de medições contínuas, em intervalos de tempo regulares, do pH do meio de cultura contendo os diferentes substratos. A sacarose apresentou valores estatisticamente superiores em relação à produção de placa bacteriana quando comparada aos demais carboidratos analisados. A espécie S. mutans, isoladamente, e a associação S. mutans / S. sobrinus produziram quantidades estatisticamente superiores de placa bacteriana in vitro quando cultivados em meio acrescido de 10% de sacarose. As amostras de S. mutans e S. sobrinus, isoladas e em associação, não demonstraram um comportamento homogêneo para a produção de ácidos, apresentando momentos distintos de maior abaixamento do pH ao longo do período de incubação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
