Avaliação no desempenho de acadêmicos durante tomadas radiográficas periapicais, pela técnica da bissetriz, realizadas na Faculdade de Odontologia da Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Autores

  • Ricardo Alves Matheus
  • Agenor Montebelo Filho
  • Elisa Emi Tanaka
  • Rodolfo Miranda Paes de Barros

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v5i2.1197

Resumo

Foram feitas a análise e classificação da qualidade dos exames radiográficos realizados por estudantes do terceiro ano de graduação da Faculdade de Odontologia da Unopar. Foi examinado no período de um ano um total de mil radiografias pelos professores da disciplina de Radiologia, os quais as classificaram como: ótimas - 9,9%; boas - 40,85%, regulares - 40,75% e insatisfatórias - 8,5%. Constatou-se que 90,1% dos exames radiográficos examinados apresentaram algum tipo de erro, seja de técnica, seja de processamento. Os erros encontrados em virtude de processamento incorreto tiveram grande expressão (46,6%); ângulo vertical incorreto (21%) e enquadramento inadequado (19,5%) também foram considerados altos. Os autores constataram que, com o passar do tempo, houve um aumento gradativo no número de radiografias ótimas, observando, assim, uma melhora dos alunos com a prática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-08-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação no desempenho de acadêmicos durante tomadas radiográficas periapicais, pela técnica da bissetriz, realizadas na Faculdade de Odontologia da Universidade Norte do Paraná (Unopar). (2010). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 5(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v5i2.1197