Dureza de resinas compostas de diferentes cores, em profundidades distintas, fotoativadas por diferentes fotopolimerizadores
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v16i2.1209Resumo
Objetivo: Avaliar a dureza de resinas compostas (RC) de cores diferentes em duas profundidades (topo e base), fotoativadas com diferentes fotopolimerizadores. Método: Utilizaram-se duas RC de cores e opacidades diferentes (Filtek Supreme A1E®, Filtek Supreme A3D®) e quatro aparelhos fotopolimerizadores LED (Ultra Blue Is 600® - 450 mW/cm2; Optilight LD III® – 250 mW/cm2; Ultraled® – 250 mW/cm2; Radii® – 700 mW/cm2). Confeccionaram-se 24 matrizes de polímero de náilon (5mm de diâmetro e 3 mm de espessura), nas quais as RC foram inseridas em dois incrementos de 1,5 mm cada, fotoativados por 20s cada. Submeteram-se os corposde-prova (cp) à análise de dureza Vickers no “topo” e na “base”, com quatro medidas em cada superfície. A média de dureza de cada cp foi calculada e aplicaram-se análise de variância e Tukey. Resultados e conclusões: Observou-se que a dureza das RC variou conforme a cor do material e os aparelhos utilizados, com o Raddi e o Ultra Blue IS proporcionando os maiores valores. De forma geral, as RC apresentaram maior dureza no topo do que na base. Na base, a resina composta com maior translucidez apresentou maior dureza do que a resina composta opaca.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
