Variação do ângulo nasolabial decorrente da retração anterior nos casos tratados com extrações dos quatro pré-molares pela técnica de Edgewise
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v8i2.1236Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a variação do ângulo nasolabial em decorrência da retração dos incisivos superiores nos casos tratados com extrações dos quatro pré-molares. A amostra foi constituída de trinta telerradiografias em norma lateral, obtidas de jovens brasileiros, sem distinção de sexo, portadores de má oclusão de Classe II, 1ª. divisão, tratados pela técnica de Edgewise no curso de pós-graduação em Ortodontia da Universidade Metodista de São Paulo. O tratamento estatístico dos valores obtidos na análise cefalo-métrica revelou existir um aumento estatisticamente significante do ângulo nasolabial entre o final de nivelamento e o final de retração e do início de tratamento e o final de retração, podendo-se concluir que pacientes de Classe II, 1ª divisão de Angle, tratados com extrações dos pré-molares, apresentaram modificações no perfil facial, especialmente em relação ao lábio superior, devido à retração dos incisivos superiores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
