Influência dos comerciais da televisão nos hábitos dietéticos

Autores

  • Ana Paula Rorato Mainardi
  • Marta Dutra Machado Oliveira
  • Adriano Temp Finger
  • Alice Souza Pinto
  • Andréia Leonardelli
  • Carlos Dariva
  • Daniela Redaelli
  • Fabio Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v3i1.1342

Resumo

Conhecendo opapel do açúcar na etiologia da cárie dentária, foi objetivo desta pesquisa constatar a provável influência das propagandas de televisão nos hábitos de consumo de alimentos açucarados por crianças. O estudo foi realizado por seis acadêmicos do nono semestre do curso de Odontologia da UFSM, que observaram a programação veiculada das 8h às 12h, durante seis dias, de seis emissoras distintas de televisão: Rede Globo, Cartoon Network, SBT, TV Educativa, TV Cultura e Manchete. Para a compilação dos dados, foi utilizada uma ficha em que constava o horário e duração de cada intervalo, o produto anunciado, bem como a sua influência sobre os hábitos dietéticos. Concluiuse que os comerciais de produtos açucarados têm uma abordagem infantil com o objetivo de influenciar as crianças para que os consumam. Isso reforça os hábitos dietéticos incorretos, socialmente aceitos como normais. Observouse também que algumas emissoras não apresentaram comerciais que influenciassem os hábitos alimentares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-11-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Influência dos comerciais da televisão nos hábitos dietéticos. (2010). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 3(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v3i1.1342