Avaliação cefalométrica de telerradiografias, em norma lateral, do eixo Y de crescimento (SN.Gn) em indivíduos portadores de oclusão normal e más oclusões de Classe II
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v11i1.1432Resumo
O propósito com este estudo foi avaliar o eixo Y de crescimento (SN.Gn) por meio de telerradiografias em norma lateral de indivíduos portadores de oclusão normal e má oclusão de Classe II. A amostra constituiu-se de 120 telerradiografias, sendo 76 indivíduos do sexo feminino e 44 do masculino, na faixa etária entre 12 e 21 anos, os quais foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1, de controle (n = 60), composto por indivíduos com oclusão normal e sem tratamento ortodôntico; Grupo 2 (n = 60), incluindo pacientes com má oclusão Classe II. As radiografias foram digitalizadas e uma análise cefalométrica foi realizada por meio do software Radiocef® da Radiomemory, demarcando o eixo Y de crescimento (SN.Gn) e determinando assim, no Grupo 1, o valor considerado como padrão de normalidade para essa variável. O mesmo procedimento foi realizado nos indivíduos do Grupo 2. Os resultados obtidos apontaram diferenças estatisticamente significantes, sendo a média de indivíduos com má oclusão da Classe II maior quando comparada àquela obtida em pacientes com oclusão normal, caracterizando crescimento mandibular no sentido vertical (horário).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
