Avaliação radiográfica das alterações morfológicas dos canais radiculares instrumentados com o sistema rotatório Hero 642 e limas manuais de níquel-titânio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v10i1.1462Resumo
O presente trabalho se propôs avaliar, por meio da superposição de radiografias pré e pós-operatórias, a ocorrência de alterações morfológicas no terço apical de canais radiculares instrumentados pelo sistema rotatório Hero 642 (MicroMega, Besaçon, France) e pelas limas manuais de níquel-titânio (NiTi) NitiFlex™ (Dentsply/Maillefer. Ballaigues , Swiss). Foram utilizados quarenta molares inferiores humanos, com processo de rizogênese concluído, obtidos do Banco de Dentes do curso de Pós-Graduação em Odontologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, com o objetivo de comparar as alterações morfológicas no terço apical produzidas pelo preparo biomecânico, no qual o instrumento apical final foi um instrumento de diâmetro D0 igual a 0,25mm. As imagens radiográficas foram avaliadas por três examinadores independentes, endodontistas, previamente treinados e os resultados foram submetidos à análise estatística, utilizando-se o Teste Exato de Fisher para comparar as proporções de desvios obtidos pelas duas técnicas. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o sistema rotatório Hero 642 apresentou um menor número de canais com desvios no terço apical do que a instrumentação manual com limas de NiTi, contudo esses resultados não foram estatisticamente significantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
