Análise in vitro da permeabilidade dentinária promovida por diferentes soluções químicas auxiliares na irrigação final do canal radicular
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v10i1.1464Resumo
O objetivo do presente estudo foi comparar a permeabilidade dentinária promovida por três diferentes soluções irrigadoras de canal radicular: EDTA (ácido etilenodiamino-tetraacético) a 17%, ácido cítrico a 50% e detergente aniônico. Foram utilizados trinta caninos permanentes superiores extraídos, divididos em três grupos de dez, sendo os espécimes instrumentados com auxílio de hipoclorito de sódio a 1%; após completo o preparo químico-cirúrgico dos dentes, o Grupo 1 foi irrigado com ácido cítrico a 50%; o Grupo 2, com EDTA a 17% e o Grupo 3, com detergente aniônico. Secos os dentes, foi realizado o selamento coronário e os elementos foram impermeabilizados com duas camadas de cianoacrilato de etila (Super Bonder), liberando apenas o forame apical; permaneceram por 72 horas em azul-de-metileno e, então, foram lavados por uma hora em água corrente e submetidos à clivagem. Procedeu-se à análise quantitativa com auxílio de microcomputador e sistema de imagens, na qual se avaliou a penetração do corante azul-de-me-tileno nos espécimes. Os resultados evidenciaram permeabilidade dentinária maior para o grupo dos dentes irrigados com ácido cítrico a 50%, sendo estatisticamente significante ao nível de 1%.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
