Estudo morfológico do esmalte dentário humano sob a ação de diferentes métodos profiláticos: análise ao microscópio eletrônico de varredura
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v10i1.1468Resumo
O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar ao microscópio eletrônico de varredura (MEV) alterações na micromorfologia do esmalte de dentes permanentes jovens submetidos a três métodos de profilaxia. Foram selecionados quarenta pré-molares hígidos, divididos aleatoriamente em quatro grupos experimentais com dez dentes cada. No primeiro grupo foi utilizado o jato de bicarbonato Profident (Dabiatlante); no segundo, uma mistura de água destilada e pedra-pomes (S.S. White); no terceiro, a pasta profilática Herjos-F (Vigodent S.A.) e, por fim, no quarto não foi realizado nenhum tipo de tratamento profilático, sendo esse considerado o grupo de controle. Após a realização da profilaxia, todos os espécimes foram lavados com spray de água/ar, desidratados, montados em bases metálicas, cobertos com ouro e examinados em microscópio eletrônico de varredura (Jeol, JSM-600). A análise das eletromicrografias revelou que as amostras do Grupo I apresentaram uma superfície bastante irregular, com a presença de grânulos e ausência de ranhuras; no Grupo II a superfície do esmalte apresentou ranhuras em grande quantidade e bastante acentuadas e, no Grupo III, foram observadas ranhuras pouco acentuadas e a presença de grânulos com diâmetros variados na superfície do esmalte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
