Análise dos níveis de cinza de pinos intra-radiculares de fibra de vidro por meio de imagens digitalizadas - estudo in vitro
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v10i2.1490Resumo
O objetivo da pesquisa foi comparar e correlacionar os níveis de cinza dos pinos intra-radiculares de fibra de vidro Fibrekor Post® (Jeneric/Pentron) com a dentina radicular, por meio dos sistemas digitais Digora® e DentScan DentView®. A coroa de 22 incisivos centrais superiores foi secionada; os condutos radiculares, obturados pela técnica convencional e posteriormente preparados para receber os pinos de fibra de vidro com fresas de 1,5 mm de diâmetro do Kit Fibrekor Post®. Foram realizadas três seqüências radiográficas, com filmes periapicais nº 2 Ultraspeed® da Kodak, dos pinos no interior do conduto e da dentina radicular, com técnica padronizada. As radiografias foram digitalizadas e os valores dos níveis de cinza foram obtidos pelas ferramentas dos sistemas digitais Digora® e DentScan DentView®, sendo posteriormente submetidos aos testes estatístico t-Student e de correlação de Pearson para uma probabilidade de erro de 1%. Verificou-se que os valores médios dos níveis de cinza dos pinos no interior dos condutos foram: 146,71 no sistema Digora® e 199,50 no sistema DentScan DentView®. Esses valores mostram-se superiores aos da dentina radicular mesial e distal nos dois sistemas digitais. Os níveis de cinza obtidos no sistema Digora® apresentaram um coeficiente de correlação de Pearson positivo em relação ao DentScan DentView®. Concluiu-se que os pinos de fibra de vidro Fibrekor Post® com 1,5 mm de diâmetro apresentaram uma imagem radiopaca no interior dos condutos radiculares dos incisivos centrais superiores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
