Avaliação in vitro da microinfiltração em restaurações classe V em dentes decíduos utilizando diferentes resinas compostas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v10i2.1493Resumo
Este estudo avaliou a microinfiltração marginal em dentes decíduos restaurados com três diferentes resinas compostas. Foram utilizados 27 caninos decíduos provenientes do Banco de Dentes Humanos da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; nos quais se confeccionaram cavidades classe V. As amostras foram divididas em três grupos, de nove dentes cada, de acordo com o material utilizado: G1 - Z-250, G2 - Filtek Supreme e G3 - A-110. Realizadas as restaurações, as amostras foram submetidas a ciclagem térmica, impermeabilização e imersão em solução corante de azul-de-metileno a 1%. Em seguida, foram seccionadas no sentido longitudinal mesiodistal, totalizando 54 faces para análise. A avaliação foi realizada por um examinador treinado para tal fim, utilizando-se de lupa de dez aumentos. Os resultados foram avaliados por meio do teste de Kruskal-Wallis. As médias dos postos foram G1 = 24,3, G2 = 43,4 e G3 = 25,1. Os grupos apresentaram microinfiltração em graus variados, sendo em G1 x G2 estatisticamente significante (p < 0,05) e não havendo diferença entre G1 x G3 e G2 x G3.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
