Harmonização Orofacial e ensino: análise de cenário no sul do Brasil

Autores

  • Valeria Gonçalves Bonilha
  • Rafaella Coi de Araujo
  • Camila Gonçalves Duarte Atitus Educação

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v28i1.15354

Palavras-chave:

Teaching, Problem-Based Learning, dentistry

Resumo

Objetivo: Analisar as estruturas curriculares dos cursos de Odontologia em Instituições de Ensino Superior (IES), no sul do Brasil, sobre as disciplinas ofertadas de harmonização orofacial (HOF), e a inserção da especialidade na estruturação. Métodos: foram analisadas as grades curriculares do todos os cursos de graduação em Odontologia, das IES inscritas e ativas na plataforma digital do Ministério da Educação (MEC) em Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, dos estados do sul do Brasil - Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC)  e Paraná (PR). As disciplinas foram avaliadas quanto à natureza das instituições (pública ou privada), momento do curso no qual o componente curricular é ofertado (ano/semestre), natureza do ensino (teórico, prático ou teórico-prático), carga horária total e disponibilidade de ementa. Resultados: 82 cursos de graduação em Odontologia da região Sul do Brasil. Sobre a inserção de HOF, 16 IES apresentaram a especialidade como componente curricular. A distribuição está em 4, 7 e 5 no RS, SC e PR, respectivamente, Quanto à natureza do componente curricular, 56,25% das IES avaliadas têm a disciplina de HOF contemplada na sua matriz curricular como obrigatória dentro do curso. A carga horária variou de 20 até 80 horas entre as IES investigadas. Em relação ao período do curso, nenhuma das IES oferta nos períodos iniciais (1º e 2º ano) e o período mais comum de oferta é a partir do 4º ano. Conclusão: Conclui-se que a inserção da especialidade é discreta na região sul do país.

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Publicado

2023-11-21

Edição

Seção

Investigação Científica

Como Citar

Harmonização Orofacial e ensino: análise de cenário no sul do Brasil. (2023). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 28(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v28i1.15354