Síndrome da combinação - conhecimento e aplicabilidade por parte dos professores de prótese das universidades públicas e privadas e protesistas do estado do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v15i3.1665Resumo
A síndrome da combinação é observada em pacientes que usam prótese total (PT) superior e prótese parcial removível (PPR) de extremo livre inferior. Essa síndrome tem como principais características: perda óssea da região anterior do rebordo superior, extrusão dos dentes naturais anteriores inferiores, aumento das tuberosidades, perda óssea da região posterior do arco inferior sob a base da P.P.R. e hiperplasia papilar da mucosa do palato duro. Apesar de ter sido citada na literatura desde 1972 e existirem alternativas de tratamento e técnicas adequadas de moldagem que podem favorecer os pacientes portadores de tal síndrome, a aplicabilidade dessas técnicas não tem sido universal na prática clínica. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento e aplicabilidade que os profissionais do estado do Rio Grande do Norte detêm a respeito de tal síndrome. Métodos: Para isso, um questionário com 14 questões foi aplicado aos especialistas e professores de prótese do estado. Resultados: Os resultados mostraram que a maior parte dos profissionais (53%) conhece a teoria e realiza atendimentos nesses pacientes com critérios específicos. A síndrome da combinação está presente na clínica diária em 75% dos profissionais avaliados. Observou-se também que 61% dos profissionais acreditam conhecer uma técnica de moldagem especifica que pode beneficiar o tratamento, mas nenhum soube responder qual técnica seria a mais indicada. Conclusões: Concluiu-se que há um grande número de profissionais que dizem conhecer a respeito da síndrome da combinação, no entanto a maior parte não conhece todos os sinais que a caracterizam nem utiliza uma técnica de moldagem específica para esta situação clínica.
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