Análise histológica comparativa entre o reparo de feridas cutâneas tratadas por sutura com fio de náilon e o adesivo octil-2- cianoacrilato em ratos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v15i3.1666Resumo
Introdução: A síntese das feridas cirúrgicas é conceituada como o conjunto de manobras que visam aproximar os tecidos divididos ou separados durante os atos cirúrgicos de incisão ou divulsão, permitindo o seu fechamento de maneira que ocorra um adequado reparo tecidual e, ao mesmo tempo, objetivando a busca da harmonia estética dos tecidos incisados. O objetivo deste trabalho é avaliar histologicamente feridas incisas tratadas com fio Mononylon 4-0 e adesivo octil-2-cianoacrilato. Métodos: Para o seu desenvolvimento, foram utilizados sete ratos da linhagem Wistar, em cujo dorso foram realizadas duas feridas incisas, uma tratada por sutura com Mononylon 4-0 e outra, pelo adesivo octil-2-cianoacrilato. As amostras foram coletadas nos períodos de 24h, 48h, 72h e 7 dias pós-operatórios. Resultados e Conclusão: pode-se observar que o octil-2-cianoacrilato mostrou um reparo tecidual semelhante ao fio de náilon, porém este necessitou de menor tempo para o fechamento da ferida, com maior facilidade na aproximação dos bordos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
