Influência do ângulo de corte radicular na microinfiltração apical, comparando duas técnicas de apicetomia na cirurgia paraendodôntica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v17i1.2544Resumo
Introdução: a apicetomia é uma modalidade de cirurgia paraendodôntica que consiste na seção da porção apical da raiz. É realizada quando não há a regressão da lesão apical depois de esgotadas as alternativas da terapêutica endodôntica convencional, numa tentativa de eliminação dos micro-organismos apicais e seus produtos tóxicos. Objetivos: o objetivo deste estudo foi verificar a influência do ângulo de corte da raiz na apicetomia em relação à microinfiltração apical, comparando as técnicas de corte do ápice radicular em 90o e 45o. Métodos: utilizaram-se vinte incisivos centrais superiores instrumentados e obturados, divididos aleatoriamente em dois grupos. No grupo A foi realizada a seção da porção apical em 90o e no grupo B, em 45o. Para todos os grupos foi confeccionada retrocavidade com ultrassom e retrobturação com mineral trióxido agregado (MTA). Resultados: os dados obtidos por meio da medida de infiltração linear do corante foram submetidos ao teste Kolmogorov-Smirnov e ao teste de Lavene, que apresentaram distribuição normal e homogeneidade (p > 0,05). Realizou-se, então, a análise inferencial, verificando se existe diferença entre as médias dos grupos através do teste de Anova. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa (p = 0,344) entre os grupos. Conclusão: o ângulo de corte da raiz não influenciou a microinfiltração, pois ambos os cortes avaliados permitiram infiltração apical.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
