O ensino da terapia a laser de baixa intensidade em Odontologia no Brasil

Autores

  • Monalisa da Nóbrega Cesarino Gomes Universidade Estadual da Paraíba
  • Marayza Alves Clementino Universidade Estadual da Paraíba
  • Thiara Karine de Araújo Universidade Estadual da Paraíba
  • Ana Flávia Granville-Garcia Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Helena Chaves Vasconcelos Catão Universidade Estadual da Paraíba
  • Daliana Queiroga de Castro Gomes Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v18i1.2839

Resumo

Introdução: a tendência da Odontologia é a incorporação de métodos menos invasivos com a finalidade de minimizar a dor e o desconforto durante e após intervenções odontológicas. Objetivo: este estudo teve como objetivo traçar o perfil do ensino de terapia a laser de baixa intensidade (TLBI) aplicada à Odontologia nos cursos de graduação das faculdades de Odontologia no Brasil. Além de situar, dentro do território brasileiro, os cursos de habilitação em laser disponíveis ao cirurgião-dentista. Materiais e métodos: a amostra foi composta por 174 Instituições de Ensino Superior (IES), que possuem graduação em Odontologia e por 20 cursos de habilitação em TLBI, ambos cadastrados no Conselho Federal de Odontologia. Para a coleta dos dados, foram criados dois formulários: o primeiro, relativo às perguntas sobre as IES que ofereciam curso de laser em seu currículo, na graduação; e o segundo, apresentando perguntas sobre os cursos de habilitações em LBI e a quantidade de profissionais habilitados ativos. Resultados: do total de 174 faculdades pesquisadas, 22 (12,6%), sendo 9,4% públicas e 14% privadas (p = 0,399), ofertam o ensino do laser na Odontologia. Em relação aos cirurgiões-dentistas habilitados para uso do TLBI em exercício da profissão, no Brasil, existe 190 profissionais distribuídos pelas cinco regiões do país, com o Sudeste abrangendo 70,52% do total (p = 0,007). Conclusão: percebe-se que uma minoria das IESs do Brasil oferta a disciplina de laser e que o maior número de profissionais habilitados encontra-se nas regiões Sul e Sudeste. Essa inserção de conhecimento traduz maior respeito ao paciente, sendo atendido por profissionais mais capacitados.

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Biografia do Autor

  • Monalisa da Nóbrega Cesarino Gomes, Universidade Estadual da Paraíba
    Aluna de Pós-graduação, Mestrado em Clínica Odontológica, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil
  • Marayza Alves Clementino, Universidade Estadual da Paraíba
    Aluna de Pós-graduação, Mestrado em Clínica Odontológica, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil
  • Thiara Karine de Araújo, Universidade Estadual da Paraíba
    Aluna de Pós-graduação, Mestrado em Clínica Odontológica, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil
  • Ana Flávia Granville-Garcia, Universidade Estadual da Paraíba
    Professora do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil.
  • Maria Helena Chaves Vasconcelos Catão, Universidade Estadual da Paraíba
    Professora do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil.
  • Daliana Queiroga de Castro Gomes, Universidade Estadual da Paraíba
    Professora do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2013-12-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ensino da terapia a laser de baixa intensidade em Odontologia no Brasil. (2013). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 18(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v18i1.2839