Percepções de mães de pacientes sobre o atendimento odontológico na Clínica de odontopediatria da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v19i2.3746Resumo
Ao lado dos experimentos técnicos da Odontologia, é necessário que pesquisas sobre satisfação dos pacientes contribuam para o avanço do saber e dos serviços de saúde, especialmente no grupo infanto-juvenil, etapa da vida muito importante na determinação da qualidade de vida relacionada com a saúde bucal. Objetivo: A presente pesquisa objetiva descrever as percepções de mães sobre o atendimento odontológico prestado na EBMSP (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) pelo componente curricular de Odontopediatria (Clínica da Criança II). Metodologia: Este é um estudo de caráter qualitativo realizado com mães das crianças atendidas no ambulatório da EBMSP. A amostra foi de conveniência: 10 mães foram entrevistadas individualmente até se atingir um ponto de saturação nas entrevistas, segundo um roteiro semi-estruturado, com questões sobre a qualidade dos serviços oferecidos, de modo a identificar suas potencialidades e fragilidades, e as habilidades do dentista em formação mais valorizadas durante o atendimento. Resultados: Aspectos psicossociais foram mais valorizados durante o atendimento; problemas no acolhimento foram identificados pelas mães; e o dentista ideal deve reunir diferentes habilidades além das técnicas. Conclusões: As percepções de atendimento ambulatorial podem contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, assim como da saúde bucal da população assistida.Downloads
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Publicado
2014-12-02
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Percepções de mães de pacientes sobre o atendimento odontológico na Clínica de odontopediatria da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. (2014). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 19(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v19i2.3746
