Avaliação de um programa preventivo-educativo desenvolvido entre a Uniararas e a Usina São João de Araras, SP
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v13i1.584Resumo
O presente estudo objetivou avaliar, após três e seis meses, um programa preventivo-educativo direcionado a crianças e adolescentes participantes do projeto Usina do Saber, desenvolvido pela Uniararas (Centro Universitário Hermínio Ometto), em parceria com a Usina São João. A amostra aleatória foi composta por 120 alunos de 7 a 17 anos matriculados numa escola estadual de Araras, SP. Os exames foram realizados por um examinador previamente treinado, no pátio da escola, sob luz natural, com auxílio de espátula e palito de madeira e sem secagem. Para as avaliações utilizaram-se o índice de placa e o índice gengival. Concomitantemente, os alunos receberam escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor baseada no risco de cárie e palestras educativas a cada três meses. Os resultados mostraram que não houve diferença estatisticamente significativa nos índices de placa entre os períodos de avaliação. Para o índice gengival, somente foi observada diferença estatística entre os períodos de três e seis meses. O programa preventivo-educativo mostrou efeitos positivos na redução do sangramento gengival; no entanto, ainda há a necessidade de se aprimorar e prolongar a estratégia proposta a fim de promover melhora efetiva na promoção de saúde bucal.
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