Avaliação da presença de microrganismos aeróbios em blocos de cimento fosfato de cálcio submetidos a três técnicas de esterilização
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v13i2.628Resumo
O fosfato de cálcio previamente moldado pode ser utilizado para reconstruções em regiões bucomaxilofaciais. A esterilização prévia desse material é um importante passo na prevenção de processos inflamatórios e infecciosos. No presente trabalho foram utilizados quatro blocos de cimento de fosfato de cálcio (Ca3(PO4)2), divididos em quatro grupos, cada qual contendo uma peça. Os processos de esterilização para os três grupos experimentais foram: autoclave ou calor úmido (Grupos 1a e 1b), peróxido de hidrogênio (Grupos 2a e 2b) e óxido de etileno (Grupos 3a e 3b). O grupo de controle(Ca e Cb) não foi submetido à esterilização. Inicialmente, cada bloco foi semeado em tubo contendo caldo tripticase de soja (TSB) (Grupos a). Os meios líquidos resultantes foram semeados em placas de Petri contendo ágar sangue (Grupos b). Os meios de cultura sofreram processo de incubação em aerobiose. Os resultados foram determinados pela turvação ou não dos meios líquidos e pela presença ou não de colônias bacterianas nos meios sólidos. Ao contrário do grupo de controle, não houve crescimento bacteriano em nenhum dos grupos experimentais. O resultado do exame bacterioscópico ou método de Gram do grupo de controle mostrou numerosos Staphylococcus sp e Streptococcus sp. Conclui-se que os métodos de esterilização testados calor úmido ou autoclave, peróxido de hidrogênio e óxido de etileno são eficazes para aeróbios. Recomenda-se a utilização do processo de esterilização de blocos de fosfato de cálcio para implantação in vivo. Sugerem-se novos estudos para avaliação das propriedades mecânicas deste material após o processo de esterilização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
