Prevalência de manchas dentais extrínsecas negras e sua relação com a cárie dentária em crianças do município de Santa Terezinha de Itaipu - PR
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v13i2.629Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a prevalência de manchas extrínsecas negras do esmalte em crianças de 6 a 12 anos, matriculadas na rede de ensino público municipal e particular do município de Santa Terezinha de Itaipu - PR, e verificar sua possível associação com a cárie dentária nessa faixa etária. Para isso, selecionouse uma amostra aleatória de 404 crianças pertencentes a cinco escolas públicas e uma particular do município, na faixa etária de 6 a 12 anos. Verificou-se uma prevalência de 5,7% de manchas extrínsecas negras na amostra avaliada, no entanto não houve diferenças estatisticamente significativas no índice de cárie entre o grupo que apresentava e o que não apresentava manchas. Conclui-se que a prevalência de pigmentações extrínsecas negras foi pequena na amostra pesquisada, sendo a prevalência de cárie na dentição decídua de crianças portadoras de manchas negras menor do que a das crianças sem manchas. Entretanto, essas diferenças não foram estatisticamente significativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
