Prevalência e eficácia dos tratamentos endodônticos realizados no Centro Universitário de Lavras, MG - uma análise etiológica e radiográfica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v13i3.659Resumo
O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento epidemiológico dos tratamentos endodônticos, bem como analisar a sua eficácia em dentes com lesões periapicais, por meio da análise radiográfica. Foi feito levantamento dos pacientes tratados endodonticamente nas clínicas odontológicas do Centro Universitário de Lavras, MG, no período de 2001 a 2004, constituindo uma amostra de 340 indivíduos. Na análise de seus prontuários foram coletados os seguintes dados: gênero, etiologia da alteração pulpar, dentes acometidos, diagnóstico, tipo de dor e tratamento. Numa segunda etapa, dos 340 pacientes foram realizadas as proservações radiográficas de 47 dentes com o diagnóstico de necrose pulpar com lesão periapical, em diferentes períodos de empo. Os resultados demonstraram maior prevalência de lesões no gênero feminino (69,4%), sendo a etiologia da alteração pulpar derivada, na maior parte dos casos, de cárie (52,8% no gênero feminino e 55,8% no gênero masculino). Os dentes mais acometidos foram o molar superior para o gênero feminino (25,4%) e molar e incisivo superiores para o gênero masculino (24%). Em relação ao total de dentes estudados, ocorreu necrose pulpar com lesão em 28,9% das mulheres e 36,5% dos homens. Na maioria dos casos havia ausência de dor (61,4% no gênero feminino e 67,3% no gênero masculino). Ocorreu necropulpectomia II em 42,8% das mulheres e 50% dos homens. Quanto à eficácia dos tratamentos, houve maior prevalência de regressão parcial da lesão no intervalo entre 6 e 12 meses (50%) e maior prevalência de regressão total da lesão nos demais intervalos: entre 12 e 24 meses (62,5%) 24 e 36 meses (60%) e mais do que 36 meses (83,3%). Concluiu-se que as alterações pulpares e periapicais acometem indistintamente indivíduos dos gêneros feminino e masculino, sendo ocasionadas, em sua maior parte, pela evolução de lesões cariosas. Os tratamentos endodônticos mostraram-se eficazes nos casos de dentes com lesões periapicais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
