Avaliação das injúrias dentárias observadas no Centro de Trauma Dental da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v14i2.717Resumo
Os traumatismos dentários acometem uma considerável parcela da população e podem ocasionar perdas dentárias irreparáveis em alguns casos, tanto no momento do acidente como anos após. O propósito desta pesquisa foi realizar um estudo retrospectivo das injúrias dentárias observadas no Serviço de Trauma Dentário, área de Endodontia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Unicamp, entre 2003 e 2006. A coleta dos dados considerou gênero, idade, dentes envolvidos e etiologia do trauma. Foram avaliados 172 pacientes (108 do gênero masculino e 64 do feminino), com idades entre sete e cinquenta anos, que apresentaram um total de 439 dentes traumatizados. As lesões dentárias mais encontradas foram avulsão (29,63%) e fratura coronária de esmalte-dentina (12,08%). Observa-se, portanto, uma alta incidência das injúrias traumáticas dentárias nesse serviço de pronto-atendimento. Assim, tudo indica ser necessário que haja uma divulgação na abordagem preventiva e educativa sobre os traumatismos dentários, especialmente em instituições escolares, conscientizando os educadores a esse respeito, visto que as atitudes de urgência no local do acidente podem devolver a qualidade de vida, pois grandes fraturas ou queda de dente podem ocasionar traumas psicológicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
