Autopercepção e condições de saúde bucal nos pacientes assistidos pelo Ambulatório de Reumatologia do Hucam/Ufes, Vitória - ES
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v14i3.804Resumo
Este estudo objetivou avaliar a condição de saúde bucal na população assistida pelo ambulatório de Reumatologia do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam/Ufes), em Vitória - ES, por meio da análise da autopercepção em saúde bucal e exame clínico. A amostra de oitenta pacientes (18 do gênero masculino e 62 do feminino) foi obtida por conveniência entre os pacientes com consulta previamente agendada no ambulatório e que não faziam parte de qualquer programa de assistência odontológica. A avaliação da saúde bucal foi realizada por meio do índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD), pelos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Após o exame clínico, foi aplicado um questionário para análise da autopercepção em saúde bucal. A artrite reumatoide foi a doença reumática predominante na amostra (50%). A faixa etária de 15 a 19 anos apresentou índice CPOD quase três vezes maior que a média regional (5,94%). Apesar da precária condição de saúde bucal, 58,75% da amostra têm autopercepção positiva, o que indica uma fraca associação entre a autopercepção e as reais condições de saúde bucal na população estudada. São necessárias políticas públicas educativas para aperfeiçoar a autopercepção e o autocuidado em relação à saúde bucal desses indivíduos. Propõe-se ainda a inserção do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar de atenção aos pacientes reumáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
