Avaliação longitudinal de um programa odontológico direcionado a crianças de instituições de ensino infantil de Piracicaba, São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v14i3.806Resumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma avaliação longitudinal de um programa odontológico preventivo voltado a crianças (quatro e cinco anos de idade) de famílias residentes em regiões carentes e frequentadoras de instituições de ensino infantil de Piracicaba. Este trabalho se constituiu por dois grupos: de controle (G1) e teste (G2). Todas as crianças do G2 realizaram ações de promoção e prevenção em saúde, uso de fluoretos (de acordo com risco de cárie) e higiene bucal supervisionada. Utilizaram-se Kappa, teste t pareado e qui-quadrado (p < 0,05) para a análise estatística. Ao final do trabalho, o G1 não apresentou diferenças para nenhuma das características clínicas analisadas e no G2 verificou-se que as crianças apresentaram menos placa (p = 0,047); além disso, quando analisadas separadamente as necessidades de tratamento odontológico, observou-se diferença apenas para o tratamento pulpar (p = 0,04). Após 18 meses de estudo pôde-se concluir que o G2 apresentou resultados melhores quanto ao controle de placa dental quando comparado ao G1; contudo, considera-se relevante o acompanhamento dos voluntários por um período maior de tempo, uma vez que é reconhecido que a diminuição da placa bacteriana reflete na diminuição da atividade de cárie e, consequentemente, na história natural da doença.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
