Remoção de núcleo intrarradicular seguida de obturação do canal radicular simultânea à cirurgia apical: oito anos de proservação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v16i2.874Resumo
Objetivo e relato de caso: O presente trabalho relata o caso clínico de uma paciente do sexo feminino com fístula no dente 12, a qual já havia sido submetida a duas cirurgias apicais. A obturação deficiente do canal radicular exigia retratamento endodôntico, que era dificultado pela presença de núcleo intrarradicular e obturação retrógrada de amálgama. Após a remoção do retentor intrarradicular e sanificação do canal de forma convencional, a paciente foi submetida a nova cirurgia parendodôntica, na qual foi realizada a obturação endodôntica no transoperatório cirúrgico. O caso apresentou silêncio clínico durante o período de oito anos. A radiografia com a evidência de reparação óssea na região comprovou o sucesso da intervenção na opção pelo tratamento. A decisão pelo tratamento mais adequado, realizada pelo profissional juntamente com o paciente, dependerá do cenário clínico específico e das características individuais do paciente, considerando os riscos e o custo-benefício das alternativas. Considerações finais: Conclui-se que o diagnóstico e o tratamento do caso apresentados foram adequados, uma vez que a paciente se apresentou satisfeita com a manutenção do seu dente, evitando a necessidade de implante osseointegrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
