Cinema nacional, para quem? Associações, recepção e transnacionalismo
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.16n.2.6921Resumo
Discursos sobre cinema nacional, normalmente, se focam no aspecto da produção e excluem as questões de distribuição e recepção. A partir de uma perspectiva transnacional, neste artigo procura-se analisar o papel das exibições de filmes provenientes de associações educativas alemãs no Brasil, nos anos 1930. A Associação de Professores Alemães em São Paulo, o Serviço Teuto-Brasileiro de Filmes Culturais e o Serviço de Filmes da Associação Nacional de Professores Teuto-Brasileiros mostraram filmes de não ficção de tipo cultural (Kulturfilme) da Alemanha para imigrantes alemães e brasileiros. No artigo, argumenta-se que a recepção das exibições deve ser interpretada não apenas em relação à propaganda fascista alemã, mas também no contexto de uma cultura cinematográfica nacional dinâmica. Palavras-chave: Historiografia do cinema. Recepção. Transnacionalismo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-04-07
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).Como Citar
Cinema nacional, para quem? Associações, recepção e transnacionalismo. (2017). Revista História: Debates E Tendências, 16(2), 328-343. https://doi.org/10.5335/hdtv.16n.2.6921