Cinema nacional, para quem? Associações, recepção e transnacionalismo

Authors

  • Wolfgang Fuhrmann

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.16n.2.6921

Abstract

Discursos sobre cinema nacional, normalmente, se focam no aspecto da produção e excluem as questões de distribuição e recepção. A partir de uma perspectiva transnacional, neste artigo procura-se analisar o papel das exibições de filmes provenientes de associações educativas alemãs no Brasil, nos anos 1930. A Associação de Professores Alemães em São Paulo, o Serviço Teuto-Brasileiro de Filmes Culturais e o Serviço de Filmes da Associação Nacional de Professores Teuto-Brasileiros mostraram filmes de não ficção de tipo cultural (Kulturfilme) da Alemanha para imigrantes alemães e brasileiros. No artigo, argumenta-se que a recepção das exibições deve ser interpretada não apenas em relação à propaganda fascista alemã, mas também no contexto de uma cultura cinematográfica nacional dinâmica. Palavras-chave: Historiografia do cinema. Recepção. Transnacionalismo.

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Published

2017-04-07

How to Cite

Cinema nacional, para quem? Associações, recepção e transnacionalismo. (2017). História: Debates E Tendências, 16(2), 328-343. https://doi.org/10.5335/hdtv.16n.2.6921