Programas de concerto como fontes relevantes para a historiografia da música – tensões e ideologias com base em repertórios musicais na cidade de Curitiba (1945-1963)

Auteurs

  • Alan Rafael de Medeiros

DOI :

https://doi.org/10.5335/hdtv.18n.1.7744

Mots-clés :

Nacionalismo musical. Programas de concerto. Repertório canônico,

Résumé

O presente artigo realizou uma investigação baseada em programas de concerto como fonte primária, analisando o posicionamento estético da instituição de promoção musical Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI) por meio do repertório disseminado em Curitiba-PR. A partir do levantamento quantitativo de obras dos compositores e suas respectivas vinculações estéticas ao longo de cada temporada artística da SCABI (1945-1963), é possível confirmar uma prática de repertório enraizada na tradição musical do século XIX com incursões na produção nacionalista. Acredita-se que tal atuação revela um movimento no sentido de oportunizar a internalização de um tipo de repertório institucionalizado, justificando o nacionalismo sem entretanto romper com o repertório canônico da tradição europeia, em momento nítido de tensões no campo da música de concerto entre o nacionalismo x universalismo.

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Publiée

2017-12-15

Comment citer

Programas de concerto como fontes relevantes para a historiografia da música – tensões e ideologias com base em repertórios musicais na cidade de Curitiba (1945-1963). (2017). Revista História: Debates E Tendências, 18(1), 42-59. https://doi.org/10.5335/hdtv.18n.1.7744