Programas de concerto como fontes relevantes para a historiografia da música – tensões e ideologias com base em repertórios musicais na cidade de Curitiba (1945-1963)
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.18n.1.7744Keywords:
Nacionalismo musical. Programas de concerto. Repertório canônico,Abstract
O presente artigo realizou uma investigação baseada em programas de concerto como fonte primária, analisando o posicionamento estético da instituição de promoção musical Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI) por meio do repertório disseminado em Curitiba-PR. A partir do levantamento quantitativo de obras dos compositores e suas respectivas vinculações estéticas ao longo de cada temporada artística da SCABI (1945-1963), é possível confirmar uma prática de repertório enraizada na tradição musical do século XIX com incursões na produção nacionalista. Acredita-se que tal atuação revela um movimento no sentido de oportunizar a internalização de um tipo de repertório institucionalizado, justificando o nacionalismo sem entretanto romper com o repertório canônico da tradição europeia, em momento nítido de tensões no campo da música de concerto entre o nacionalismo x universalismo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-12-15
Issue
Section
Dossiê
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).How to Cite
Programas de concerto como fontes relevantes para a historiografia da música – tensões e ideologias com base em repertórios musicais na cidade de Curitiba (1945-1963). (2017). História: Debates E Tendências, 18(1), 42-59. https://doi.org/10.5335/hdtv.18n.1.7744