Interações entre performance, composição, arranjo e improvisação
um estudo discográfico sobre o fazer musical dos violonistas-compositores Dyens and Bogdanovic
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.2.16218Schlagwörter:
Estudo discográfico, Fazer musical, Violonista-compositorAbstract
Este artigo diz respeito ao fazer musical dos violonistas-compositores Roland Dyens (1955-2016) e Dusan Bogdanovic (1955), ambos com vários discos gravados com ênfase no repertório próprio. Entre os violonistas-compositores atuais, são reconhecidos pela literatura como referência de performers que compõem, arranjam e improvisam. Esta pesquisa apresenta e analisa, de forma sistemática e inédita, todos discos gravados por Dyens e Bogdanovic, incluindo os discos “fora de catálogo”, através de estudo longitudinal, abarcando um período de trinta e três anos (1979-2011), revelando as características e as relações das variáveis do fazer musical de cada um. Os resultados são apresentados a partir das variáveis do fazer musical estudadas por Elliott (1995) – performance, composição, arranjo e improvisação –, bem como as modalidades reveladas durante a análise.
Downloads
Literaturhinweise
ÁLVAREZ, M. C. G. Dusan Bogdanovic: Ecletismo musical en su obra para guitarra. Educa, 100, 2013.
BEAVERS, S. Homage in the Solo Guitar Music of Roland Dyens. (PhD in Music), The Florida State University, Talahassee, 2006.
BIRCH, M. Jazz Mind and Classical Hands: Roland Dyens and his Style of Arranging and Performing, 2005.
CARDOSO, T. F. S. Um violonista-compositor brasileiro: Guinga. A presença do idiomatismo em sua música. (Programa de Pós-Graduação em Música), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
CHIANTORE, L. Beethoven al Piano. Barcelona: Nortesur-musikeon, 2010.
CORRÊA, M. K. Reflexões sobre o repertório contemporâneo violonístico: o novo e o tradicional na prática dos violonistas compositores. Expressão - Revista do Centro de Artes e Letras: UFSM, 1, 2001.
DAY, T. Un Siglo de Música Grabada. (M. J. Mateo, Trans.). Madrid: Alianza Editorial.Day, 2002.
ELLIOTT, D. J. Music Matters: A New Philosophy of Music Education. New York: Oxford University, 1995.
FINNEGAN, R. The Hidden Musicians: Music-making in an English Town. Middletown: Wesleyan University Press, 1989.
FRITH, S. Music and Identity. London: Sage, 1996.
JOHNSON, P. The Legacy of Recordings. In: J. Rink (Ed.). Musical performance: A guide to understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, .
KISHIMINE, H. A Close Into the Diverse World of Dusan Bogdanovic - Disovering influences Throug Analyses of Selected Solo Guitar Works. DMA diss. Shenandoah Conservartory, Virginia, 2007.
LOPEZ, A. M. C. J. O valor de um Bach Autêntico: um Estudo sobre o Conceito de Autenticidade na Execução de Obras Musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
MOLINA JR, S. J. O Violão na Era do Disco: interpretação e desleitura na arte de Julian Bream. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2006.
PHILIP, R.. Performing Music in the Age of Recording. New Haven: Yale University Press, 2004.
TANEMBAUM, D. Perspectives on the Classical Guitar in the Twentieth Century. In: V. A. Coelho (Ed.). The Cambridge Companion to the Guitar. Cambridge: Cambridge University Press, 2003, p. 182-286.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Revista História: Debates e Tendências

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).