Dalla Italia noi siamo partiti
a imigração e a migração italiana ao Brasil na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em História da UPF
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.25n.2.17505Schlagwörter:
Italianos, Dissertações, TesesAbstract
Neste ano de 2025 está sendo comemorado e rememorado os 150 anos do início da imigração italiana para o Brasil. A temática da imigração italiana, bem como como o desenvolvimento das comunidades italianas em território brasileiro, foi bastante explorada pela historiografia. No Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo essa temática também esteve presente em dissertações e teses. Este artigo objetiva demonstrar como a “questão italiana” foi abordada pelos pós-graduandos em seus trabalhos de conclusão de mestrado e doutorado, contribuindo para o enriquecimento da historiografia regional e nacional.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Revista História: Debates e Tendências

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).