Os Annales e a história-problema – considerações sobre a importância da noção de “história-problema” para a identidade da Escola dos Annales

Autor/innen

  • José D’Assunção Barros

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.12n.2.3073

Abstract

Este artigo visa examinar o movimento dos Annales atentando para um dos seus principais itens programáticos: a história-problema. As críticas dos his-toriadores do movimento dos Annales contra a história factual, a história política tradicional e a história narrativa são examinadas em autores como Lucien Febvre, Marc Bloch, Fernand Braudel, Jacques Le Goff e outros. Ao lado da oposição entre história-problema e história factual também é dis cutida a oposição entre história-problema e história-conjectura. Palavras-chave: Annales. História--problema. Historiografia.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Veröffentlicht

2013-03-25

Zitationsvorschlag

Os Annales e a história-problema – considerações sobre a importância da noção de “história-problema” para a identidade da Escola dos Annales. (2013). Revista História: Debates E Tendências, 12(2), 305-325. https://doi.org/10.5335/hdtv.12n.2.3073