7 A 1

UMA DÉCADA DEPOIS, O QUE APRENDEMOS SOBRE O BRASIL?

Autores/as

  • Geovane Ferreira Gomes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Marsiel Pacífico Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.3.16394

Palabras clave:

Fútbol, Norbert Elias, Racionalidad

Resumen

Passados dez anos da derrota da seleção brasileira de futebol diante da Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014 pelo placar de 7 a 1, propõe-se compreender a sociedade brasileira a partir da derrota em um jogo de futebol. Por meio de pesquisa bibliográfica, e utilizando como referência principal a sociologia configuracional de Norbert Elias, buscou-se explorar os motivos pelos quais o futebol tem sido negligenciado pelas ciências humanas, a importância do desporto como forma de excitação na modernidade e a maneira como o futebol moderno se desenvolveu, em um processo contínuo de racionalização. Localizado o elemento de análise e utilizando as ideias presentes na teoria de Max Weber, e no conceito de Homem Cordial de Sérgio Buarque de Holanda, percebe-se que o conceito de racionalidade associado à transformação do futebol em business entra em choque com uma representação social do futebol no Brasil, mais propenso ao individualismo do drible do que à coletividade  da assistência. Pode-se concluir ainda que o futebol está em configuração social, ou seja, em posição de interdependência com outras esferas sociais, como a política e a mídia.

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Biografía del autor/a

  • Geovane Ferreira Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

    Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Professor do ProfSocio - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (UEMS); Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais - NEPECS (UEMS). E-mail: geovane@actto.com.br / https://orcid.org/0000-0002-1901-9794

  • Marsiel Pacífico, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Professor Permanente do PROFEDUC Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PROFEDUC/UEMS). Líder do Grupo de Pesquisa TCEDucS – Teoria Crítica Educação e Sociedade (UEMS) e Líder do Grupo de Pesquisa NeuroPraPe (Neuroeducação e as Práticas Pedagógicas (UEMS). E-mail: marsiellp@gmail.com / https://orcid.org/0000-0002-2013-2073.

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Publicado

2024-12-19

Cómo citar

7 A 1: UMA DÉCADA DEPOIS, O QUE APRENDEMOS SOBRE O BRASIL?. (2024). Revista História: Debates E Tendências, 24(3), 205-221. https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.3.16394