O Modernismo, o Moderno e a Nacional

aproximações estéticas na produção musical radiofônica de Radamés Gnattali

Autores/as

  • Carlos Gregório dos Santos Gianelli Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.2.15750

Palabras clave:

História do Brasil, Modernismo, Modernidade

Resumen

Este artigo propõe uma breve análise sobre a trajetória e produção musical do maestro Radamés Gnattali, sua relação com os pressupostos estéticos modernistas no campo musical e sua contribuição para a construção de uma nova sonoridade moderna para a música brasileira entre as décadas de 1930 e 1950. Para isso, analisou-se o início de sua produção musical radiofônica na Rádio Nacional, emissora de maior alcance e relevância no Brasil no período supracitado, além do processo de elaboração dos arranjos para a gravação da canção “Aquarela do Brasil”, composta por Ary Barroso, que permanece até os dias atuais como um dos principais símbolos musicais brasileiros mundo afora.

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Biografía del autor/a

  • Carlos Gregório dos Santos Gianelli, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor na rede de Educação Básica desde 2010 como professor de História, Geografia e Musicalização. E-mail: gianelli.historia@gmail.com / https://orcid.org/0000-0002-2123-7571 

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Publicado

2024-09-01

Cómo citar

O Modernismo, o Moderno e a Nacional: aproximações estéticas na produção musical radiofônica de Radamés Gnattali. (2024). Revista História: Debates E Tendências, 24(2), 125-141. https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.2.15750