Elementos sócio-históricos da música como economia criativa

Autores/as

  • Joel Felipe Guindani Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – Campus Frederico Westphalen)

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.2.16217

Palabras clave:

Cultura, Economia criativa, Música

Resumen

Este texto propõe reflexões teórico-conceituais e de âmbito sócio-histórico com o objetivo de desacomodar o pensar sobre a música como economia criativa. Para tanto, introduz a noção de economia criativa na perspectiva socioeconômica que observa a música em sua amplitude estética. Na sequência, pondera sobre o contemporâneo denominado de capitalismo artista, em que a música é produto/produtora dessa relação entre economia e tecnologias digitais. Por fim, a perspectiva sócio-histórica é acionada para ampliar a noção da música como arte complexa, também para encaminhar o olhar reflexivo da leitora e do leitor para duas miradas finais, da dimensão socioantropológica da música e da música como um recurso criativo e de potente impacto nos âmbitos econômico, social e político.

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Biografía del autor/a

  • Joel Felipe Guindani, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – Campus Frederico Westphalen)

    Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Associado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – Campus Frederico Westphalen) e Docente permanente no PPGCIC da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). E-mail: joel.guindani@ufsm.br / https://orcid.org/0000-0001-9857-1001

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Publicado

2024-09-01

Cómo citar

Elementos sócio-históricos da música como economia criativa. (2024). Revista História: Debates E Tendências, 24(2), 49-61. https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.2.16217