História social da propriedade urbana

Auteurs

  • Diego José Baccin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI :

https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.2.15761

Mots-clés :

História Social. Propriedade. Cidade.

Résumé

Apresento uma discussão que visa problematizar alguns aspectos sobre a história social da propriedade a partir das condições de acesso e permanência a terra na interface entre o campo e a cidade, na perspectiva de entendimento daquilo que estou a chamar de a “história social da propriedade urbana” ou a “questão agrária da propriedade citadina”. Tendo em vista que discussões recentes têm admitido uma elasticidade conceitual mais abrangente acerca do que hoje passa a ser aceito como problema de pesquisa no campo da História do Mundo Rural. Esta discussão visa explicitar com maior obstinação um lugar epistemológico de pesquisas que tem como foco a propriedade fundiária na consonância temática que envolva realidades citadinas no interior do campo de estudos do Mundo Rural, pensando especialmente as condições de formação e desenvolvimento da propriedade privada em solo citadino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Diego José Baccin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Doutor em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Pesquisador Associado ao INCT Proprietas, na área temática de “Terra, Riqueza e Patrimônio”. Está também vinculado ao Núcleo de estudos histórico do Mundo Rural - NEHMuR e o Grupo de Estudos do GT Mundo Rural da Anpuh/RS. E-mail:  51222@upf.br / https://orcid.org/0000-0001-7766-5690

Références

ALVEAL, Carmem Margarida Oliveira. História e Direito: sesmarias e conflito de terras entre índios em freguesias extramuros no Rio de Janeiro (século XVIII). 2002. 200 p. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, 2002.

BLOCH, Marc. A terra e seus homens: agricultura e vida rural nos séculos XVII e VIII. Bauru: EDUSC, 2001.

BLUTEAU, Rafael. Vocabulario Portuguez e latino. Lisboa: Officina de Pascoal da Sylva, Impressor de Sua Magestade. 1720.

CONGOST, Rosa. Tierras, Leyes, Historia: estúdios sobre “La gran obra de la propriedad”. Barcelona: Crítica, 2007.

GROSSI, Paolo. História da propriedade e outros ensaios. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

LINHARES, Maria Yedda; SILVA, Francisco Carlos Teixeira. História da agricultura brasileira: combates e controvérsias. São Paulo: Brasiliense, 1981.

MARICATO, Ermínia. Brasil, Cidades: alternativas para a crise urbana. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MARICATO, Ermínia. Habitação e cidade. 7. ed. São Paulo: Atual, 1997.

MARX, Murillo. Cidade no Brasil terra de quem? São Paulo: Nobel, Edusp, 1991.

PEDROZA, Manoela. Por trás dos senhorios: senhores e camponeses em disputa por terras, corpos e almas na América portuguesa (1500-1759). Jundiaí: Paco Editorial, 2020.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Cia da Letras, 1995.

SANTOS, Boaventura de Souza. O Estado, o direito e a questão urbana. [S. l.: s. n.], [1980].

VEIGA, José Eli da. Cidades imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

Téléchargements

Publiée

2024-09-01

Comment citer

História social da propriedade urbana. (2024). Revista História: Debates E Tendências, 24(2), 142-156. https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.2.15761