Aproximações entre músico “independente”, cultura digital e empreendedorismo

Auteurs

  • Luis Fernando Lazzarin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI :

https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.2.16219

Mots-clés :

Cultura digital, Empreendedorismo, Músico independente

Résumé

Neste texto, apresentamos alguns resultados obtidos no projeto de pesquisa “Empreendedorismo de si, cultura digital e processos criativos: modos de ser músico profissional a partir da pandemia COVID-19”,  no qual analisamos, sob a perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais (HALL, 1997), as estratégias operadas por  músicos independentes (CERQUEIRA, 2017; GALLETTA, 2018; VICENTE, 2010; NAKANO, 2006) do Rio Grande do Sul para desempenhar suas atividades em diferentes espaços de atuação profissional. Tratamos da produção de modos de ser músico independente na interface de dois imperativos contemporâneos: a cultura do empreendedorismo  (CERQUEIRA, 2017; GADELHA COSTA, 2009) e a cultura digital  (STALDER, 2021; BORTOLAZZO, 2020; JENKINS, 2009). Além disso, objetivamos analisar como os músicos compreendem a si próprios em suas atividades profissionais e como conduzem suas carreiras. Junto ao autodidatismo, há uma rede significativa de conhecimentos e habilidades, na forma de auxílio mútuo e de permuta de serviços. A atuação dá-se em meio a certa instabilidade e incerteza quanto às atividades profissionais e, ao mesmo tempo, exige que o músico invista, muitas vezes sem uma orientação especializada, na própria formação e na aquisição de habilidades e competências para desempenhar suas atividades, cada vez mais mediadas pelas tecnologias de produção audiovisual e de comunicação digital. Além disso, o músico busca produzir de forma autoral, imprimindo sua marca e uma identidade própria em sua produção musical, mas simultaneamente precisa encarar o dilema de produzir, quase ininterruptamente, conteúdos consumíveis, em função dos interesses concorrenciais do mercado.

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Biographie de l'auteur

  • Luis Fernando Lazzarin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisador do Grupo de Pesquisa UFSM/CNPq - DEC- Diferença, Educação e Cultura. E-mail: fernando.lazza@gmail.com / https://orcid.org/0000-0003-4932-8966

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Publiée

2024-09-01

Comment citer

Aproximações entre músico “independente”, cultura digital e empreendedorismo. (2024). Revista História: Debates E Tendências, 24(2), 83-100. https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.2.16219