Entre a natureza ‘natural’ e a natureza ‘sonhada’: a propaganda de condomínios nas margens da represa Capivara, Rio Paranapanema, PR
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.16n.1.6260Abstract
No final do século XX, na represa Capivara, Rio Paranapanema, divisa dos estados de São Paulo e Paraná, emergiu um novo processo de incorporação das margens do lago por meio de chácaras, como casas secundárias. Alguns desses empreendimentos imobiliários utilizam-se de diversas estratégias de publicidade, como a impressão de fôlderes coloridos para a divulgação do empreendimento. Neste trabalho, pretende-se analisar um fôlder de um condomínio lançado no início dos anos 2000, seguindo duas perspectivas principais: a primeira considera as relações entre a sociedade de consumo, o chamado marketing verde e a era da ecologia; e a segunda investiga quais significados de natureza aparecem representados nesse fôlder. Neste texto investiga-se a ideia de natureza teria sido transformada em um grande shopping center, no qual se vende todos os tipos de produtos e, também, a quais demandas responderia a emergência do fenômeno das chácaras nas margens do lago de Capivara. Palavras-chave: História ambiental. Marketing verde. Condomínios. Vilegiatura.Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Dowloads
Pubblicato
2016-08-12
Fascicolo
Sezione
Dossiê
Licenza
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).Come citare
Entre a natureza ‘natural’ e a natureza ‘sonhada’: a propaganda de condomínios nas margens da represa Capivara, Rio Paranapanema, PR. (2016). Revista História: Debates E Tendências, 16(1), 92-112. https://doi.org/10.5335/hdtv.16n.1.6260