Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro
DOI:
https://doi.org/10.5335/rtee.v24i50.8962Keywords:
Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.Abstract
É notória a importância que os temas alfabetização financeira e educação financeira vêm
ganhando na vida das pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é caracterizar o perfil
dos estudantes universitários de uma universidade localizada na Região Norte do estado
do Rio Grande do Sul, a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, em que 194 alunos participaram respondendo um questionário on-line. Os dados
obtidos foram analisados com utilização de estatística descritiva e multivariada (análise fatorial). Os resultados mostram que os estudantes participantes da pesquisa têm um nível satisfatório de alfabetização financeira, considerando as dimensões atitude, comportamento e conhecimento financeiros. Porém, 57% estão insatisfeitos com sua situação financeira. Percebe-se também que os alunos respondentes demonstram ter preocupação com seu futuro financeiro, priorizando manter uma poupança e pagar contas em dia. Além
disso, nota-se que os respondentes apresentam um satisfatório conhecimento financeiro sobre taxa de juros, retorno financeiro, risco, ativos financeiros e inflação.
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