POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS

evidências em pequenas empresas familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v25i53.11673

Palavras-chave:

Empresa familiar, Pequena empresa, Gestão de pessoas, Políticas socialmente responsáveis

Resumo

O objetivo é compreender o processo de formação de políticas de gestão de pessoas (PGP) em pequenas empresas familiares (PEF) e descrever a forma de sua implementação. Toma-se as PEFs como campo de investigação e as PGP socialmente responsáveis como tema, sob o argumento de que nesse tipo e porte de empesas, a estrutura organizacional fracamente articuladas contribui para a formação de PGP mais humanizadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, orientada pela estratégia estudo de casos múltiplos, com abordagem qualitativa. Os resultados revelam que as PEFs adotam políticas tradicionais de gestão de pessoas com “traços” de socialmente responsáveis na sua aplicação. Individualmente, cada PEF define PGP específicas para os trabalhadores, mas as mesmas são aplicadas de forma diferente quando as pessoas são membros da família proprietária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Talita Bernardi Goettems, Universidade de Passo Fundo

    Administradora (UPF, 2015). Especialista em Gestão de Pessoas (UPF, 2016). Mestre em Administração (UPF, 2019) com dissertação em processo de aprendizagem nas pequenas empresas familiares, na linha de pesquisa Comportamento, Aprendizagem e Gestão de Pessoas. Ex-Bolsista PROSUC/Capes.vbFormação Pedagógica de Docentes (IFRS, Campus Sertão, 2020). Professora Substituta (IFRS - Campus Erechim, 2019). Coordenadora do projeto de extensão "Fortalecendo a Aprendizagem Organizacional por meio da Educação Empreendedora e Processos Gerenciais". Membro do grupo de pesquisa GMEORG/UPF. Atuou no projeto Negócio a Negócio do Sebrae (2014 - 2015). Atua como Consultora Empresarial nas áreas de gestão de pessoas e administração geral em pequenas empresas. 

  • Denize Grzybovski, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoUniversidade de Passo Fundo (UPF)

    Bacharel em Administração (URI Campus Erechim - 1988). Mestre em Dirección y Organización de Empresas (Universidad Museo Social Argentino/UMSA - 2000). Doutora em Administração (UFLA - 2007) com tese em empresa familiar. Atualmente é professora titular na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC), na Universidade de Passo Fundo, e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/FEAC/UPF). Membro da Rede ORD (NISP/PPGA/ESAG/UFSC). Tem experiência em Administração de empresas, com estudos na área de empreendedorismo, empresa familiar, gestão de pequenas empresas e de pequenas propriedades rurais familiares. O foco das pesquisas são os estudos organizacionais nas empresas familiares com as seguintes temáticas: teorias organizacionais, aprendizagem organizacional e transgeracional, gestão do conhecimento organizacional, gestão de pessoas, ciclo de vida.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS: evidências em pequenas empresas familiares. (2021). Revista Teoria E Evidência Econômica, 25(53), 369-393. https://doi.org/10.5335/rtee.v25i53.11673