A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)

Autores

  • Achyles Barcelos da Costa
  • Nelton Carlos Conte
  • Valquiria Carbonera Conte

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v0i40.3442

Resumo

Setores intensivos em mão de obra no Brasil, como os de calçados, de móveis e de confecções, passam por fortes pressões concorrenciais, em consequência da presença, em seus mercados de atuação, de competidores asiáticos com ambiente produtivo mais favorável à competitividade. Este estudo teve por objetivo investigar a participação da China no mercado têxtil-vestuário mundial e nas relações comerciais com Brasil no período de 1990 a 2009, movida pelo final dos acordos comerciais AMF e ATV. A base informacional do estudo é composta de dados provenientes de instituições nacionais e internacionais. O que se observa é que a presença da China no mercado internacional têxtil-vestuário aumentou, colocando esse país como o principal exportador mundial. Com relação ao mercado brasileiro, ficou demonstrado que, na indústria têxtil e do vestuário, os principais impactos foram a redução de mão de obra empregada e o aumento das importações. Palavras-chave: Cadeia têxtil-vestuário. Mercado chinês. Estratégia competitiva. Acordos comerciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Achyles Barcelos da Costa
    Economista. Doutor em Economia. Professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Nelton Carlos Conte
    Contador. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Unisc. Professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da UPF.
  • Valquiria Carbonera Conte
    Administradora. Mestra em Administração pela Unisinos.

Downloads

Como Citar

A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV). (2013). Revista Teoria E Evidência Econômica, 19(40). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i40.3442