Uma revisão da dinâmica macroeconômica da dívida pública e dos testes de sustentabilidade da política fi scal

Autores

  • Luís Antônio Sleimann Bertussi
  • Divanildo Triches

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v0i40.3443

Resumo

Um dos principais fatos econômicos com que os gestores de política econômica têm se defrontado na última década é a questão do comportamento fiscal dos governos e a consequente (in)sustentabilidade da dívida pública, somada aos seus efeitos sobre a economia. A dívida pública aumentou exponencialmente em inúmeros países, tornando-se algumas vezes insustentável no curto prazo e conduzindo-os a uma série de defaults. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar os modelos teóricos que abordam a dinâmica da dívida pública e a sustentabilidade da política fiscal. A pesquisa apresenta as principais dinâmicas do deficit público e os efeitos sobre a economia, além de descrever a evolução dos modelos de teste da sustentabilidade da política fiscal e da dívida. Palavras-chave: Política fiscal. Restrição orçamentária intertemporal. Sustentabilidade fiscal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luís Antônio Sleimann Bertussi
    Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor da Universidade de Passo Fundo.
  • Divanildo Triches
    Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor e Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul (Ipes/UCS) e no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, PPGE/Unisinos e pesquisador CNPq (PQ).

Downloads

Como Citar

Uma revisão da dinâmica macroeconômica da dívida pública e dos testes de sustentabilidade da política fi scal. (2013). Revista Teoria E Evidência Econômica, 19(40). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i40.3443